Diretrizes de resposta antecipada ao surto

O surto de coronavírus que se originou em Wuhan apresenta 20% de casos graves e mortalidade de 2%. O período de incubação típico é de 3 dias, mas pode se estender para 14 dias, e existem relatos de 24 e 27 dias. É altamente contagioso, com um aumento diário de 50% em novos casos (taxa de infecção R0 de cerca de 3-4), a menos que grandes intervenções sejam feitas. Caso o surto se torne uma pandemia ou endemia generalizada, mudará a vida de todos no mundo. É imperativo agir para limitar e impedir o surto e não permitir sua propagação. Fornecemos as diretrizes a seguir para ações individuais, comunitárias e governamentais.

Faça o download dos manuais em PDF

Vida cotidiana e COVID-19

Diretrizes essenciais para o Coronavírus

Diretrizes para famílias

Diretrizes para instituições de alto risco

Diretrizes para auto-isolamento

Uso massivo de testes pode parar o surto de Coronavírus

Diretrizes para empresas

Recomendações para formuladores de políticas públicas

Diretrizes para indivíduos, comunidades e governos locais

Diretrizes de saúde respiratória para melhores resultados contra o Coronavírus

Diretrizes para supermercados, mercearias e farmácias

Outros guias úteis

Manual de prevenção e tratamento contra o COVID-19 (em inglês)

Diretrizes para famílias

Em áreas de risco elevado em que o governo não está tomando as medidas adequadas, proteger uma família ou grupo é um desafio. A propagação do fogo requer uma trilha de combustíveis: da mesma forma, o contágio do COVID-19 requer uma cadeia de indivíduos suscetíveis. A solução é:

  1. Reduzir o contato entre a família e outras pessoas, e prover-se com produtos essenciais, à medida em que o risco aumentar
  2. Criar um espaço seguro para a proteção daqueles que estão nele, através de acordo entre todos para não entrarem em contato físico desprotegido com outras pessoas, ou com superfícies tocadas por outras pessoas.

A existência de um "espaço seguro" também reduz o contágio, porque os que estão no espaço seguro não participam da transmissão da doença. Os membros de um espaço seguro podem combinar-se com outros para expandirem cuidadosamente o espaço seguro ou criar novos. Abaixo estão nossas diretrizes para as famílias.

Reduzindo o contato entre a família e outras pessoas:

  • Leia atentamente as nossas diretrizes para indivíduos e compartilhe-as com os membros da família. Discuta com eles como reduzir o contato com outras pessoas.
  • Transforme as reuniões de família para encontros virtuais. O surto atual será derrotado ou se espalhará. Se a primeira opção for o caso, daqui a alguns meses a rotina voltará ao normal. Se a segunda opção for o caso, serão necessárias ações diferentes.
  • Certifique-se de que você e seus familiares possuem os suprimentos necessários, incluindo medicamentos prescritos. Leve sempre em conta, quanto ao risco de contato com outras pessoas, os membros vulneráveis ​​da família, incluindo idosos, mas também pessoas acima de 50 anos e pessoas com problemas de saúde crônicos. Reduza o contato deles com outras pessoas, provendo a eles suporte de modo que eles não precisem sair de casa, nem acessar espaços públicos.
  • Considere mudar temporariamente os indivíduos que estão em moradias coletivas (asilos, instalações de vida assistida etc.) para acomodações mais isoladas, incluindo residências particulares ou instalações para pequenos grupos.
  • Onde não for possível reduzir os contatos, converse com os responsáveis por instalações coletivas para que se aumente o nível de precauções contra a transmissão.
  • Evite aglomerações de pessoas e locais públicos, incluindo eventos e restaurantes, especialmente aqueles em espaços fechados.

Criando espaços seguros sob condições de alto risco:

  • O objetivo principal de um "espaço seguro" é que um grupo de pessoas forme uma unidade solitária que reduza ao mínimo os contatos físicos com indivíduos externos, e que também seja capaz de sustentar-se e dar suporte.
  • Os indivíduos não precisam esperar por ações de segurança de cima para baixo, guiadas pelo governo. Na ausência de intervenção sistemática e agressiva, os "espaços seguros" auto-organizados também ajudam os indivíduos. Ao serem aumentadas progressivamente, as zonas seguras podem diminuir ou até parar os surtos locais.
  • Os "espaços seguros" podem começar pela família ou grupo de pessoas que compartilham uma única hospedagem. Várias habitações podem ser combinadas, incluindo idas e vindas entre elas (por exemplo, andando ou dirigindo), se e somente se protocolos seguros forem estabelecidos e respeitados. Para estabelecer com sucesso um Espaço Seguro, TODOS os participantes devem concordar com os princípios de minimizar o contato físico externo e aderir a ele. Também deve haver instruções claras sobre como agir e cooperar. Os membros do mesmo espaço seguro devem ser sinceros sobre o histórico de viagens e as condições de saúde, e serem responsáveis ​​pela saúde um do outro.
  • Para que os indivíduos se comprometam com esse espaço compartilhado, pode ser necessário fazer acordos com o trabalho, escolas, família e amigos. Talvez seja necessário trabalhar de casa com a aprovação de um empregador, ou tirar uma licença.
  • Planejar-se para um período prolongado de tempo (por uma ou mais semanas) em um espaço seguro deve ser feito com antecedência, incluindo a obtenção de suprimentos, mas enquanto estiver no trabalho de obtê-los, tome cuidado extra, dada à potencial exposição a aglomerados de pessoas. Estratégias de sobrevivência podem ser de ajuda nesse contexto. Planejar-se acerca dos produtos que precisará é essencial, dado que cada viagem que fará para comprá-los envolverá riscos.
  • Sempre que possível, providencie entregas de itens, incluindo alimentos, para que as viagens ao supermercado sejam limitadas. Alguns cuidados devem ser tomados, pois qualquer item entregue deve ser manuseado por alguém. A menos que haja acordo com o fornecedor para o uso de luvas, é aconselhável lavar ou desinfetar os itens em áreas de transmissão ativa.
  • Para atividades essenciais, incluindo compras, durante as quais é inevitável o contato físico externo, os membros devem planejar-se com antecedência para agir com eficiência e minimizar a duração e extensão do contato. Sair e retornar ao espaço seguro envolvem precauções. Use proteção pessoal apropriada, incluindo luvas ou itens descartáveis ​​(toalhas de papel) para agarrar ou manipular itens que não devem ser tocados, antissépticos ou álcool para uso nas mãos, e máscaras [1]. O retorno ao espaço requer lavagem ou desinfecção antes (de preferência) ou logo após da entrada.
  • Promova a comunicação interna e o cuidado mútuo para manter os membros do espaço em relacionamentos positivos e mentalmente saudáveis. Embora seja essencial reconhecer que a emergência atual exige ações e sacrifícios extraordinários, tal pensamento não substitui a importância do suporte mútuo.
  • Os membros do espaço seguro devem obter informações sobre as ações a serem tomadas no caso de um ou mais membros apresentarem sintomas de infecção. As ações variam de acordo com países/estados/locais e também são dinâmicas. Os membros devem informar a todos no grupo os últimos planos de contingência e informações de contato. Caso um membro mostre sintomas típicos, os demais devem agir rapidamente para ajudá-lo a fazer o teste e realizar o isolamento preventivo antes que os resultados sejam obtidos.

À medida em que o surto avançar, decisões difíceis surgirão inevitavelmente sobre sair de um espaço seguro para ajudar a família ou os amigos que não estão em um espaço seguro. Os indivíduos devem estar preparados para tomar esse tipo de decisão.

Em um momento de risco como esse, haverá ações tomadas por engano que podem comprometer a segurança do "espaço seguro". Para evitar reação exagerada a um evento individual, é importante perceber que qualquer ato individual tem uma baixa probabilidade de dano. No entanto, quando várias ações errôneas são tomadas, o risco aumenta dramaticamente. Garantir que as lições sejam aprendidas é mais importante do que acusação, culpa ou punição.

Diretrizes para indivíduos e comunidades

  • Assuma a responsabilidade por sua própria saúde e tome responsabilidade pela saúde de seus vizinhos, com consciência e disciplina
  • Pratique distanciamento físico
  • Evite tocar superfícies em espaços públicos ou compartilhados
  • Evite grupos e aglomerações de pessoas
  • Evite contato direto com outras pessoas, lave as mãos regularmente e use máscaras [1] quando se aproximar de outras pessoas que podem estar infectadas
  • Cubra a tosse/espirro
  • Monitore a temperatura ou outros sintomas iniciais de infecção (tosse, espirro, coriza, dor de garganta)
  • Coloque-se em auto-isolamento se você apresentar os sintomas iniciais
  • Se os sintomas persistirem, providencie transporte seguro para instalações médicas, seguindo as recomendações do governo: evite o transporte público, e use máscaras
  • Nas áreas de maior risco, entregue os suprimentos aos membros da comunidade sem contato pessoal; os suprimentos podem ser deixados do lado de fora de casa para que sejam pegos após seu afastamento
  • Colabore com outras pessoas para criar zonas / comunidades seguras. Converse com seus familiares e amigos sobre como se manterem seguros, fale sobre diretrizes de segurança, saiba quem está seguindo diretrizes seguras, defina políticas compartilhadas, acompanhe e compartilhe as necessidades, preocupações e oportunidades uns com os outros.
  • Analise criticamente os rumores e não espalhe informações falsas

Diretrizes para comunidades e governos locais

  • Próximo a comunidades ou países com infecções ativas, faça verificações nas fronteiras quanto a sintomas
  • Realize quarentenas de 14 dias para indivíduos em risco que entram em áreas livres de infecção
  • Em áreas de risco elevado, coordene equipes da vizinhança para monitoramento de porta em porta da comunidade, em busca de sintomas usando termômetros de infravermelho e equipamentos de proteção individual (EPIs)
  • As equipes da vizinhança que passarem de porta em porta também devem identificar os indivíduos que precisam de serviços de apoio.

Diretrizes para governos

  • Prepare antecipadamente recursos estratégicos como máscaras [1], EPIs, e kits de teste, e estabeleça rotas de distribuição para esses recursos
  • Identifique as áreas em que há casos confirmados ou suspeitos de infecção
  • Interrompa o transporte não essencial entre as áreas infectadas e não infectadas.
  • Isole os indivíduos com infecções suspeitas e confirmados separadamente, para que sejam atendidos em instalações designadas com recursos médicos adequados, incluindo equipamentos de proteção pessoal (EPIs)
  • Pessoas com sintomas deve fazer uso de um processo especialmente concebido para serem levados para as instalações de saúde designadas para testes, evitando o transporte público ou privado (táxi, Uber)
  • Coloque em quarentena e teste todos os casos suspeitos nos arredores de um caso identificado
  • Promova a conscientização pública acerca dos sintomas típicos e possíveis meios de transmissão:

⇨Enfatize a alta taxa de contágio da doença e seus sintomas iniciais, para incentivar as pessoas a procurar atendimento médico

⇨Incentive uma melhor higiene individual, incluindo lavar as mãos com frequência, uso de máscaras [1] em áreas públicas e evitar o contato entre indivíduos

  • Interrompa reuniões públicas
  • Preste atenção especial para prevenir a entrada ou saída, ou monitorar a saúde, das pessoas em instalações confinadas de alta densidade, como prisões, instalações médicas, clínicas de reabilitação e de vida assistida, asilos, comunidades de aposentados, dormitórios e albergues.
  • Promova as responsabilidades da comunidade em áreas infectadas:
  • Em cada bairro/comunidade, identifique o grupo de pessoas cujo trabalho diário envolva contato humano frequente. Monitore a condição desses diariamente para ajudar a detectar infecções e prevenir o contágio.
  • Envolva-se na comunicação e distribuição de recursos para áreas remotas.
  • Mantenha contato coordenado com comunidades internacionais e a OMS para compartilhar informações sobre identificação de casos, histórico de viagens de pacientes, tratamentos, estratégias de prevenção e escassez de suprimentos médicos
  • Planeje-se para o tratamento de pacientes com sintomas semelhantes que não estão infectados pelo COVID-19
  • Em áreas com transmissão ativa:

⇨ Feche os locais de culto, igrejas, universidades, escolas e empresas

⇨ Restrinja as pessoas às casas e forneça suporte para que suprimentos e produtos necessários sejam entregues sem contato físico

⇨ Realize pesquisas de porta em porta para indivíduos com sintomas iniciais e necessidades de serviços básicos, com as precauções necessárias de EPIs e com o esforço e envolvimento da comunidade

Diretrizes para empresas

Abaixo, listamos várias ações que as empresas podem executar para impedir a disseminação do Coronavírus. Incluímos considerações especiais também para o varejo (comércio) e a hotelaria.

Nota: a Câmara Internacional Francesa de Comércio está fazendo uso dessas diretrizes.

Geral

  • Promova o conhecimento entre os funcionários e suas famílias sobre a transmissão e prevenção do Coronavírus.
  • Desenvolva políticas personalizadas da organização para reduzir a transmissão e providenciar uma implementação nos mínimos detalhes
  • Certifique-se de que seus funcionários saibam que, mesmo com sintomas leves, não devem estar nos locais de trabalho ou em reuniões pessoais e não serão penalizados por faltarem no trabalho por motivo de doença. Configure um sistema que permita reportar qualquer caso.
  • Garanta que os funcionários tenham plano de saúde adequados, para que não tenham medo de procurar atendimento quando tiverem sintomas, mesmo os mais leves.
  • Mantenha contato com as instalações médicas locais para coordenar testes rápidos e precoces dos funcionários para o Coronavírus
  • Tenha um estoque do essencial (desinfetante para as mãos, álcool, máscaras [1], termômetros infravermelhos na testa sem contato), caso as condições se deteriorem e os funcionários não tenham acesso a esses itens
  • Fortalecer os elos mais fracos da organização reduz a vulnerabilidade

Reuniões, Viagens e Visitantes

  • Substitua as reuniões presenciais por virtuais
  • Organize-se para que os trabalhadores trabalhem de casa sempre que possível
  • Restrinja as viagens a zonas de maior risco (Vermelho, Laranja e até Amarelo)
  • Elimine viagens não essenciais
  • Altere as formas de fazer negócios para tornar desnecessárias as viagens aparentemente essenciais.
  • Limite o número des visitantes e defina políticas para consultar e descartar os visitantes com base no status da Zona de Risco onde moram, e nas políticas comerciais de prevenção de Coronavírus. Verifique os sintomas de visitantes logo na sua chegada.

Locais de trabalho

  • Promova horários de trabalho flexíveis, escalonados e em turnos para diminuir a densidade no local de trabalho. A densidade deve ser reduzida para menos de 50% da capacidade em um determinado momento.
  • Os empregadores devem solicitar que os funcionários que estão retornando de locais com casos confirmados ou que tenham tido provável contato durante a viagem que se coloquem em quarentena por 14 dias antes de retornar ao escritório. Os empregadores devem acompanhar de perto sua condição de saúde, reportar e procurar atendimento médico.
  • Os pontos de entrada devem ser monitorados com indivíduos portando termômetros infravermelhos que não exijam contato.
  • Meça a temperatura corporal dos funcionários diariamente e forneça a eles máscaras [1] onde a proximidade com os outros não possa ser evitada
  • Redirecione o tráfego dentro do prédio para promover a lavagem das mãos na entrada e coloque o desinfetante de mãos (álcool gel) na entrada do escritório.
  • Organize os funcionários para que evitem agrupamentos em elevadores. Os elevadores não devem ocupar mais da metade de sua capacidade de carga.
  • Verifique se o espaço de trabalho de cada funcionário está separado por pelo menos 1 metro de distância e que cada espaço de trabalho individual deve ter pelo menos 8 metros quadrados. Para escritórios com grande número de pessoas, essas diretrizes mínimas devem ser aumentadas.
  • Desinfete áreas públicas, os locais com tráfego intenso, e as superfícies frequentemente tocadas.
  • Se o ar condicionado precisar ser usado, desative a recirculação do ar interno. Semanalmente, limpe/desinfete/substitua os principais componentes e filtros.
  • Realize refeições dispersas, mantendo 1 metro de distância entre os funcionários durante as refeições e evite que os funcionários sentem de frente um para o outro. Separe os utensílios e desinfete-os com frequência. Os funcionários da cozinha devem ser verificados com frequência quanto à saúde.
  • Promova a entrega de refeições em vez de sair para comer. Providencie ajuda para solicitar as entregas e um local limpo e seguro para entrega e retirada sem contato de alimentos e sem filas.
  • Leve em conta o percurso dos funcionários até o local de trabalho e desenvolva recomendações, incluindo: evitar o transporte público; higiene cuidadosa, evitando tocar em superfícies, lavando as mãos e usando máscaras [1] em áreas de risco elevado.
  • A delegação de responsabilidades de garantir políticas no local de trabalho sobre a segurança do Coronavírus deve se dar de forma clara e responsabilizante.

Varejo, Comércio e Hotelaria

  • Negócios que envolvem alto contato físico podem ser severamente afetados. Intervenções antecipadas e eficazes podem atenuar, mas não eliminar o risco, a menos que sejam tomadas por toda a sociedade.
  • A importância de garantir que indivíduos com sintomas leves de resfriado não compareçam ao trabalho e nem entrem em contato com outros funcionários não pode nunca ser ignorada.
  • Mantenha um registro claro dos contatos de cada dia, para que, se uma infecção for identificada, a empresa possa notificar imediatamente todos os que foram possivelmente expostos, para que se minimizem os riscos e se mitiguem os danos a funcionários e clientes.
  • Devem ser implementados métodos sem necessidade de contato físico para fazer negócios, como:
  • Serviço de entrega e devolução por janelas, para evitar contato pessoal, garantindo espaçamento adequado nas filas
  • Serviços prestados para que pessoas se mantenham dentro de seus carros (do tipo "Drive-through")
  • Entregas em domicílio sem contato pessoal

[1] Apesar do uso de máscaras ser debatido, observamos que: (1) A Qualquer pessoa que tenha sintomas leves deve evitar o contato com outras pessoas e usar máscara enquanto estiver em contato público ou privado com outras pessoas. (2) O uso da máscara deve ser aceito em locais públicos para impedir que os doentes hesitem ou se sintam estigmatizados usando uma máscara. (3) Embora as máscaras não garantam segurança para um indivíduo saudável, e sua disponibilidade possa ser limitada devido à maior prioridade nas condições médicas, o uso de máscaras nos casos em que não se pode evitar o contato físico com outras pessoas reduz drasticamente o risco de infecção. (4) Para os indivíduos com alta suscetibilidade à doença (acima de 50 anos ou com condições de saúde preexistentes), assim como para aqueles que estão em áreas de risco elevado, o alto custo de ser infectado justifica o uso da máscara.

Diretrizes de resposta antecipada ao surto

O surto de coronavírus que se originou em Wuhan apresenta 20% de casos graves e mortalidade de 2%. O período de incubação típico é de 3 dias, mas pode se estender para 14 dias, e existem relatos de 24 e 27 dias. É altamente contagioso, com um aumento diário de 50% em novos casos (taxa de infecção R0 de cerca de 3-4), a menos que grandes intervenções sejam feitas. Caso o surto se torne uma pandemia ou endemia generalizada, mudará a vida de todos no mundo. É imperativo agir para limitar e impedir o surto e não permitir sua propagação. Fornecemos as diretrizes a seguir para ações individuais, comunitárias e governamentais.

Faça o download dos manuais em PDF

Vida cotidiana e COVID-19

Diretrizes essenciais para o Coronavírus

Diretrizes para famílias

Diretrizes para instituições de alto risco

Diretrizes para auto-isolamento

Uso massivo de testes pode parar o surto de Coronavírus

Diretrizes para empresas

Recomendações para formuladores de políticas públicas

Diretrizes para indivíduos, comunidades e governos locais

Diretrizes de saúde respiratória para melhores resultados contra o Coronavírus

Diretrizes para supermercados, mercearias e farmácias

Outros guias úteis

Manual de prevenção e tratamento contra o COVID-19 (em inglês)

Diretrizes para famílias

Em áreas de risco elevado em que o governo não está tomando as medidas adequadas, proteger uma família ou grupo é um desafio. A propagação do fogo requer uma trilha de combustíveis: da mesma forma, o contágio do COVID-19 requer uma cadeia de indivíduos suscetíveis. A solução é:

  1. Reduzir o contato entre a família e outras pessoas, e prover-se com produtos essenciais, à medida em que o risco aumentar
  2. Criar um espaço seguro para a proteção daqueles que estão nele, através de acordo entre todos para não entrarem em contato físico desprotegido com outras pessoas, ou com superfícies tocadas por outras pessoas.

A existência de um "espaço seguro" também reduz o contágio, porque os que estão no espaço seguro não participam da transmissão da doença. Os membros de um espaço seguro podem combinar-se com outros para expandirem cuidadosamente o espaço seguro ou criar novos. Abaixo estão nossas diretrizes para as famílias.

Reduzindo o contato entre a família e outras pessoas:

  • Leia atentamente as nossas diretrizes para indivíduos e compartilhe-as com os membros da família. Discuta com eles como reduzir o contato com outras pessoas.
  • Transforme as reuniões de família para encontros virtuais. O surto atual será derrotado ou se espalhará. Se a primeira opção for o caso, daqui a alguns meses a rotina voltará ao normal. Se a segunda opção for o caso, serão necessárias ações diferentes.
  • Certifique-se de que você e seus familiares possuem os suprimentos necessários, incluindo medicamentos prescritos. Leve sempre em conta, quanto ao risco de contato com outras pessoas, os membros vulneráveis ​​da família, incluindo idosos, mas também pessoas acima de 50 anos e pessoas com problemas de saúde crônicos. Reduza o contato deles com outras pessoas, provendo a eles suporte de modo que eles não precisem sair de casa, nem acessar espaços públicos.
  • Considere mudar temporariamente os indivíduos que estão em moradias coletivas (asilos, instalações de vida assistida etc.) para acomodações mais isoladas, incluindo residências particulares ou instalações para pequenos grupos.
  • Onde não for possível reduzir os contatos, converse com os responsáveis por instalações coletivas para que se aumente o nível de precauções contra a transmissão.
  • Evite aglomerações de pessoas e locais públicos, incluindo eventos e restaurantes, especialmente aqueles em espaços fechados.

Criando espaços seguros sob condições de alto risco:

  • O objetivo principal de um "espaço seguro" é que um grupo de pessoas forme uma unidade solitária que reduza ao mínimo os contatos físicos com indivíduos externos, e que também seja capaz de sustentar-se e dar suporte.
  • Os indivíduos não precisam esperar por ações de segurança de cima para baixo, guiadas pelo governo. Na ausência de intervenção sistemática e agressiva, os "espaços seguros" auto-organizados também ajudam os indivíduos. Ao serem aumentadas progressivamente, as zonas seguras podem diminuir ou até parar os surtos locais.
  • Os "espaços seguros" podem começar pela família ou grupo de pessoas que compartilham uma única hospedagem. Várias habitações podem ser combinadas, incluindo idas e vindas entre elas (por exemplo, andando ou dirigindo), se e somente se protocolos seguros forem estabelecidos e respeitados. Para estabelecer com sucesso um Espaço Seguro, TODOS os participantes devem concordar com os princípios de minimizar o contato físico externo e aderir a ele. Também deve haver instruções claras sobre como agir e cooperar. Os membros do mesmo espaço seguro devem ser sinceros sobre o histórico de viagens e as condições de saúde, e serem responsáveis ​​pela saúde um do outro.
  • Para que os indivíduos se comprometam com esse espaço compartilhado, pode ser necessário fazer acordos com o trabalho, escolas, família e amigos. Talvez seja necessário trabalhar de casa com a aprovação de um empregador, ou tirar uma licença.
  • Planejar-se para um período prolongado de tempo (por uma ou mais semanas) em um espaço seguro deve ser feito com antecedência, incluindo a obtenção de suprimentos, mas enquanto estiver no trabalho de obtê-los, tome cuidado extra, dada à potencial exposição a aglomerados de pessoas. Estratégias de sobrevivência podem ser de ajuda nesse contexto. Planejar-se acerca dos produtos que precisará é essencial, dado que cada viagem que fará para comprá-los envolverá riscos.
  • Sempre que possível, providencie entregas de itens, incluindo alimentos, para que as viagens ao supermercado sejam limitadas. Alguns cuidados devem ser tomados, pois qualquer item entregue deve ser manuseado por alguém. A menos que haja acordo com o fornecedor para o uso de luvas, é aconselhável lavar ou desinfetar os itens em áreas de transmissão ativa.
  • Para atividades essenciais, incluindo compras, durante as quais é inevitável o contato físico externo, os membros devem planejar-se com antecedência para agir com eficiência e minimizar a duração e extensão do contato. Sair e retornar ao espaço seguro envolvem precauções. Use proteção pessoal apropriada, incluindo luvas ou itens descartáveis ​​(toalhas de papel) para agarrar ou manipular itens que não devem ser tocados, antissépticos ou álcool para uso nas mãos, e máscaras [1]. O retorno ao espaço requer lavagem ou desinfecção antes (de preferência) ou logo após da entrada.
  • Promova a comunicação interna e o cuidado mútuo para manter os membros do espaço em relacionamentos positivos e mentalmente saudáveis. Embora seja essencial reconhecer que a emergência atual exige ações e sacrifícios extraordinários, tal pensamento não substitui a importância do suporte mútuo.
  • Os membros do espaço seguro devem obter informações sobre as ações a serem tomadas no caso de um ou mais membros apresentarem sintomas de infecção. As ações variam de acordo com países/estados/locais e também são dinâmicas. Os membros devem informar a todos no grupo os últimos planos de contingência e informações de contato. Caso um membro mostre sintomas típicos, os demais devem agir rapidamente para ajudá-lo a fazer o teste e realizar o isolamento preventivo antes que os resultados sejam obtidos.

À medida em que o surto avançar, decisões difíceis surgirão inevitavelmente sobre sair de um espaço seguro para ajudar a família ou os amigos que não estão em um espaço seguro. Os indivíduos devem estar preparados para tomar esse tipo de decisão.

Em um momento de risco como esse, haverá ações tomadas por engano que podem comprometer a segurança do "espaço seguro". Para evitar reação exagerada a um evento individual, é importante perceber que qualquer ato individual tem uma baixa probabilidade de dano. No entanto, quando várias ações errôneas são tomadas, o risco aumenta dramaticamente. Garantir que as lições sejam aprendidas é mais importante do que acusação, culpa ou punição.

Diretrizes para indivíduos e comunidades

  • Assuma a responsabilidade por sua própria saúde e tome responsabilidade pela saúde de seus vizinhos, com consciência e disciplina
  • Pratique distanciamento físico
  • Evite tocar superfícies em espaços públicos ou compartilhados
  • Evite grupos e aglomerações de pessoas
  • Evite contato direto com outras pessoas, lave as mãos regularmente e use máscaras [1] quando se aproximar de outras pessoas que podem estar infectadas
  • Cubra a tosse/espirro
  • Monitore a temperatura ou outros sintomas iniciais de infecção (tosse, espirro, coriza, dor de garganta)
  • Coloque-se em auto-isolamento se você apresentar os sintomas iniciais
  • Se os sintomas persistirem, providencie transporte seguro para instalações médicas, seguindo as recomendações do governo: evite o transporte público, e use máscaras
  • Nas áreas de maior risco, entregue os suprimentos aos membros da comunidade sem contato pessoal; os suprimentos podem ser deixados do lado de fora de casa para que sejam pegos após seu afastamento
  • Colabore com outras pessoas para criar zonas / comunidades seguras. Converse com seus familiares e amigos sobre como se manterem seguros, fale sobre diretrizes de segurança, saiba quem está seguindo diretrizes seguras, defina políticas compartilhadas, acompanhe e compartilhe as necessidades, preocupações e oportunidades uns com os outros.
  • Analise criticamente os rumores e não espalhe informações falsas

Diretrizes para comunidades e governos locais

  • Próximo a comunidades ou países com infecções ativas, faça verificações nas fronteiras quanto a sintomas
  • Realize quarentenas de 14 dias para indivíduos em risco que entram em áreas livres de infecção
  • Em áreas de risco elevado, coordene equipes da vizinhança para monitoramento de porta em porta da comunidade, em busca de sintomas usando termômetros de infravermelho e equipamentos de proteção individual (EPIs)
  • As equipes da vizinhança que passarem de porta em porta também devem identificar os indivíduos que precisam de serviços de apoio.

Diretrizes para governos

  • Prepare antecipadamente recursos estratégicos como máscaras [1], EPIs, e kits de teste, e estabeleça rotas de distribuição para esses recursos
  • Identifique as áreas em que há casos confirmados ou suspeitos de infecção
  • Interrompa o transporte não essencial entre as áreas infectadas e não infectadas.
  • Isole os indivíduos com infecções suspeitas e confirmados separadamente, para que sejam atendidos em instalações designadas com recursos médicos adequados, incluindo equipamentos de proteção pessoal (EPIs)
  • Pessoas com sintomas deve fazer uso de um processo especialmente concebido para serem levados para as instalações de saúde designadas para testes, evitando o transporte público ou privado (táxi, Uber)
  • Coloque em quarentena e teste todos os casos suspeitos nos arredores de um caso identificado
  • Promova a conscientização pública acerca dos sintomas típicos e possíveis meios de transmissão:

⇨Enfatize a alta taxa de contágio da doença e seus sintomas iniciais, para incentivar as pessoas a procurar atendimento médico

⇨Incentive uma melhor higiene individual, incluindo lavar as mãos com frequência, uso de máscaras [1] em áreas públicas e evitar o contato entre indivíduos

  • Interrompa reuniões públicas
  • Preste atenção especial para prevenir a entrada ou saída, ou monitorar a saúde, das pessoas em instalações confinadas de alta densidade, como prisões, instalações médicas, clínicas de reabilitação e de vida assistida, asilos, comunidades de aposentados, dormitórios e albergues.
  • Promova as responsabilidades da comunidade em áreas infectadas:
  • Em cada bairro/comunidade, identifique o grupo de pessoas cujo trabalho diário envolva contato humano frequente. Monitore a condição desses diariamente para ajudar a detectar infecções e prevenir o contágio.
  • Envolva-se na comunicação e distribuição de recursos para áreas remotas.
  • Mantenha contato coordenado com comunidades internacionais e a OMS para compartilhar informações sobre identificação de casos, histórico de viagens de pacientes, tratamentos, estratégias de prevenção e escassez de suprimentos médicos
  • Planeje-se para o tratamento de pacientes com sintomas semelhantes que não estão infectados pelo COVID-19
  • Em áreas com transmissão ativa:

⇨ Feche os locais de culto, igrejas, universidades, escolas e empresas

⇨ Restrinja as pessoas às casas e forneça suporte para que suprimentos e produtos necessários sejam entregues sem contato físico

⇨ Realize pesquisas de porta em porta para indivíduos com sintomas iniciais e necessidades de serviços básicos, com as precauções necessárias de EPIs e com o esforço e envolvimento da comunidade

Diretrizes para empresas

Abaixo, listamos várias ações que as empresas podem executar para impedir a disseminação do Coronavírus. Incluímos considerações especiais também para o varejo (comércio) e a hotelaria.

Nota: a Câmara Internacional Francesa de Comércio está fazendo uso dessas diretrizes.

Geral

  • Promova o conhecimento entre os funcionários e suas famílias sobre a transmissão e prevenção do Coronavírus.
  • Desenvolva políticas personalizadas da organização para reduzir a transmissão e providenciar uma implementação nos mínimos detalhes
  • Certifique-se de que seus funcionários saibam que, mesmo com sintomas leves, não devem estar nos locais de trabalho ou em reuniões pessoais e não serão penalizados por faltarem no trabalho por motivo de doença. Configure um sistema que permita reportar qualquer caso.
  • Garanta que os funcionários tenham plano de saúde adequados, para que não tenham medo de procurar atendimento quando tiverem sintomas, mesmo os mais leves.
  • Mantenha contato com as instalações médicas locais para coordenar testes rápidos e precoces dos funcionários para o Coronavírus
  • Tenha um estoque do essencial (desinfetante para as mãos, álcool, máscaras [1], termômetros infravermelhos na testa sem contato), caso as condições se deteriorem e os funcionários não tenham acesso a esses itens
  • Fortalecer os elos mais fracos da organização reduz a vulnerabilidade

Reuniões, Viagens e Visitantes

  • Substitua as reuniões presenciais por virtuais
  • Organize-se para que os trabalhadores trabalhem de casa sempre que possível
  • Restrinja as viagens a zonas de maior risco (Vermelho, Laranja e até Amarelo)
  • Elimine viagens não essenciais
  • Altere as formas de fazer negócios para tornar desnecessárias as viagens aparentemente essenciais.
  • Limite o número des visitantes e defina políticas para consultar e descartar os visitantes com base no status da Zona de Risco onde moram, e nas políticas comerciais de prevenção de Coronavírus. Verifique os sintomas de visitantes logo na sua chegada.

Locais de trabalho

  • Promova horários de trabalho flexíveis, escalonados e em turnos para diminuir a densidade no local de trabalho. A densidade deve ser reduzida para menos de 50% da capacidade em um determinado momento.
  • Os empregadores devem solicitar que os funcionários que estão retornando de locais com casos confirmados ou que tenham tido provável contato durante a viagem que se coloquem em quarentena por 14 dias antes de retornar ao escritório. Os empregadores devem acompanhar de perto sua condição de saúde, reportar e procurar atendimento médico.
  • Os pontos de entrada devem ser monitorados com indivíduos portando termômetros infravermelhos que não exijam contato.
  • Meça a temperatura corporal dos funcionários diariamente e forneça a eles máscaras [1] onde a proximidade com os outros não possa ser evitada
  • Redirecione o tráfego dentro do prédio para promover a lavagem das mãos na entrada e coloque o desinfetante de mãos (álcool gel) na entrada do escritório.
  • Organize os funcionários para que evitem agrupamentos em elevadores. Os elevadores não devem ocupar mais da metade de sua capacidade de carga.
  • Verifique se o espaço de trabalho de cada funcionário está separado por pelo menos 1 metro de distância e que cada espaço de trabalho individual deve ter pelo menos 8 metros quadrados. Para escritórios com grande número de pessoas, essas diretrizes mínimas devem ser aumentadas.
  • Desinfete áreas públicas, os locais com tráfego intenso, e as superfícies frequentemente tocadas.
  • Se o ar condicionado precisar ser usado, desative a recirculação do ar interno. Semanalmente, limpe/desinfete/substitua os principais componentes e filtros.
  • Realize refeições dispersas, mantendo 1 metro de distância entre os funcionários durante as refeições e evite que os funcionários sentem de frente um para o outro. Separe os utensílios e desinfete-os com frequência. Os funcionários da cozinha devem ser verificados com frequência quanto à saúde.
  • Promova a entrega de refeições em vez de sair para comer. Providencie ajuda para solicitar as entregas e um local limpo e seguro para entrega e retirada sem contato de alimentos e sem filas.
  • Leve em conta o percurso dos funcionários até o local de trabalho e desenvolva recomendações, incluindo: evitar o transporte público; higiene cuidadosa, evitando tocar em superfícies, lavando as mãos e usando máscaras [1] em áreas de risco elevado.
  • A delegação de responsabilidades de garantir políticas no local de trabalho sobre a segurança do Coronavírus deve se dar de forma clara e responsabilizante.

Varejo, Comércio e Hotelaria

  • Negócios que envolvem alto contato físico podem ser severamente afetados. Intervenções antecipadas e eficazes podem atenuar, mas não eliminar o risco, a menos que sejam tomadas por toda a sociedade.
  • A importância de garantir que indivíduos com sintomas leves de resfriado não compareçam ao trabalho e nem entrem em contato com outros funcionários não pode nunca ser ignorada.
  • Mantenha um registro claro dos contatos de cada dia, para que, se uma infecção for identificada, a empresa possa notificar imediatamente todos os que foram possivelmente expostos, para que se minimizem os riscos e se mitiguem os danos a funcionários e clientes.
  • Devem ser implementados métodos sem necessidade de contato físico para fazer negócios, como:
  • Serviço de entrega e devolução por janelas, para evitar contato pessoal, garantindo espaçamento adequado nas filas
  • Serviços prestados para que pessoas se mantenham dentro de seus carros (do tipo "Drive-through")
  • Entregas em domicílio sem contato pessoal

[1] Apesar do uso de máscaras ser debatido, observamos que: (1) A Qualquer pessoa que tenha sintomas leves deve evitar o contato com outras pessoas e usar máscara enquanto estiver em contato público ou privado com outras pessoas. (2) O uso da máscara deve ser aceito em locais públicos para impedir que os doentes hesitem ou se sintam estigmatizados usando uma máscara. (3) Embora as máscaras não garantam segurança para um indivíduo saudável, e sua disponibilidade possa ser limitada devido à maior prioridade nas condições médicas, o uso de máscaras nos casos em que não se pode evitar o contato físico com outras pessoas reduz drasticamente o risco de infecção. (4) Para os indivíduos com alta suscetibilidade à doença (acima de 50 anos ou com condições de saúde preexistentes), assim como para aqueles que estão em áreas de risco elevado, o alto custo de ser infectado justifica o uso da máscara.